Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação
Atividade 4.5: Projetos de trabalho em
sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
ESCOLA MUNICIPAL
PROFESSOR ALCÍDEO PIMENTEL
Luci Rosana Alves Pires
Projeto: Campo Grande
Autor e Co-autor (es)
Autor: Luci Rosana Alves Pires
Co-autor : Douglas de Souza
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Final
|
Geografia
|
|
Dados da Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
·
Entender o espaço em que se encontra;
·
Saber como se formou a população de seu bairro;
·
Analisar as mudanças que ocorreram em seu bairro desde sua formação até os dias atuais;
·
Possibilitar a aplicação prática do conhecimento
teórico;
·
Perceber a influência do imigrante em sua
cultura local;
Duração das
atividades
180 minutos - 3 aulas de 60
minutos
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Interessante é questionarmos o
que é o local onde moramos? Ela nós apresenta bela, imponente, porém paramos e
pensamos: ela sempre foi assim? Como é a história de nossa cidade? Porque
inicialmente a fonte de nossa economia foi à pecuária? Quem é o povo que se
fixou aqui? Apesar das áreas urbanizadas temos muitas árvores, porque ainda
conservamos essas belezas naturais?
São questões
que nos ajudam a refletir e conhecer um pouco de nossa história, de como foi
pensada, de suas ruas largas, de como cada população se pronuncia em relação às
suas necessidades, das estratégias que propiciam a qualidade de vida.
Cada espaço
tem uma história, o que visamos nesse trabalho é buscar no espaço menor a compreensão para o
maior, vivenciando, estudando a formação
e organização do bairro
Estratégias e
recursos da aula
1ª aula - 60 minutos
Na Sala de Tecnologias os alunos
pesquisarão na internet a História de Campo Grande. Procurarão no Google
imagens que retratem a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário