ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA
PROJETO CRIANDO E RECICLANDO
LUCI ROSANA ALVES PIRES
Ao longo da história do planeta
ocorreram muitas mudanças ambientais, e com a desenfreada globalização a
natureza é cada vez mais agredida. Muitos estudos são fundamentais para fazer
previsões do que irá acontecer no futuro, caso não ocorra uma conscientização
mundial, com a agricultura, solo, clima e a água do universo. Sabendo que os
pontos negativos da excessiva urbanização são cada vez maiores, podemos pensar
e desenvolver maneiras de diminuir os seus efeitos.
De acordo com o Guia pedagógico de Resíduos
sólidos temos que repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Necessitamos urgentemente operar mudanças no estilo de vida e nos hábitos de
consumo, rever o modelo econômico de produção, de transporte e de locomoção.
Repensar hábitos, além de recusar produtos, é aconselhável. A redução do
consumo e o reaproveitamento dos materiais devem ser priorizados em relação a
sua própria reciclagem..
Logo, uma das
maneiras de conservarmos uma biosfera, e consequentemente uma boa qualidade de
vida, é através da reciclagem, a qual nos traz resultados expressivos tanto no
campo ambiental, como nos campos econômicos e sociais, contribuindo para o uso
mais racional dos recursos naturais. E ao trazermos isso para dentro da escola,
nos beneficiamos também com a economia de minério, energia e água, diminuímos
as áreas degradadas pela extração de minério, além da diminuição da poluição;
aspectos positivos que podemos desenvolver e ajudar não só aos alunos, mais sim
o mundo todo. O projeto teve início quando a coordenadora sugeriu o trabalho
sobre superação na escola. O tema destinado a mim, Professora Luci Rosana, e ao
Professor Carlos foi sobre o ambiente. Com a completa análise, o que me veio à
mente foi a enorme quantidade de entulhos e insetos que ora atrapalhavam o
ambiente escolar.
Logo,
começamos a traçar etapas e falar sobre a limpeza e a importância da
organização do ambiente, tanto na escola como na natureza. No dia destinado,
organizamos grupos de alunos que carregariam os entulhos, alunos que separassem
as carteiras e cadeiras, alunos que planejassem ,desenhassem e se mobilizassem
a montar o parque.
Conseguimos o
apoio de um dos pais dos alunos, que nos emprestou uma máquina de soldagem para
que colocássemos em prática o projeto. Porém, por este equipamento ser uso de
seu trabalho, este se tornou impossível para o término do mesmo.
Um dos
resultados atingidos foi a construção de uma gangorra, entretanto, não foi completo
pela falta da máquina, necessária para o desenvolvimento do parque.
Como ultima
etapa do projeto, foi organizada a apresentação e explicação para os demais
alunos e cidadãos que se interessam por um futuro melhor, onde pequenas ações
podem gerar grandes resultados, como exemplo o desenvolvimento do projeto
“criando e reciclando”. Em que, de fato, procuramos cada vez mais adeptos à
conscientização da importância da natureza na vida dos seres vivos.
OBJETIVOS
GERAIS
Contribuição com o meio ambiente com a
recuperação de carteiras e cadeiras estragadas, construindo assim um
“laboratório” geográfico onde os alunos possam criar, interagir, analisar,
limpar, interpretar e organizar o espaço onde convivem, além de se divertirem
aprendendo juntamente a geografia.
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