quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

COMO USAR O ISOPOR NA ESCOLA


ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA

COMO USAR O ISOPOR NA ESCOLA           

Esse projeto surgiu na feira cultural da Escola Estadual Teotônio Vilela. Um dos trabalhos ora desenvolvido era produção de maquetes com isopor. O mesmo foi vedado em função da poluição. Não satisfeita pesquisei em diversas fontes, sendo uma empresa aqui de Campo Grande (Site: www.polixpan.com.br),e qual não foi minha surpresa de conhecer as diversas utilidades do isopor.

Quando trabalhava o isopor sempre existe a  dúvida se era reciclável? Como descartar os produtos de isopor?

Após a pesquisa vimos que o poliestireno expandido (EPS), também conhecido como isopor, é encontrado hoje em dia, nas mais diversas utilizações desde revestimentos de câmaras frigoríficas  EPS em blocos; EPS na construção civil;EPS na refrigeração; EPS nos colchões, isolação termoacústica, lajes, papelaria, molduras, flocos p/ concreto leve, acabamentos e divisórias,ortopédicos, painéis frigoríficos, etc.

Vimos também que  por si só, o isopor não polui nem contamina a terra, o problema maior está nas centenas de anos que ele demora a se decompor e no grande volume que ocupa nos aterros sanitários e ele  funciona como um isolante, dificultando a degradação do lixo orgânico e a expulsão dos gases resultantes da decomposição.

Buscamos nesse trabalho achar uma forma de usar o isopor sem agredir o meio  fazendo desse lixo um novo produto.

OBJETIVOS GERAIS

Apresentar os benefícios da reciclagem do Isopor no reaproveitamento dos resíduos que seriam dispostos em aterros, para confecção de novos produtos como pufs.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Como descartar os produtos de isopor;
  • Mostrar como o isopor funciona como isolante;
  • Diminuir o isopor nos aterros sanitários.
  • Reciclar o isopor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário