domingo, 29 de julho de 2012


Prefeitura Municipal de Campo Grande

Secretaria Municipal de Educação


Atividade 4.5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ALCÍDEO PIMENTEL

Luci Rosana Alves Pires



Projeto: Campo Grande



Autor e Co-autor (es)


Autor: Luci Rosana Alves Pires

Co-autor : Douglas de Souza

Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Geografia


Dados da Aula

 O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Entender o espaço em que se encontra;

·         Saber como se formou a população de seu bairro;

·         Analisar as mudanças que  ocorreram em seu bairro  desde sua formação até os dias atuais;

·         Possibilitar a aplicação prática do conhecimento teórico;

·         Perceber a influência do imigrante em sua cultura local;





Duração das atividades

180 minutos - 3 aulas de 60 minutos

 

 

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

         Interessante é questionarmos o que é o local onde moramos? Ela nós apresenta bela, imponente, porém paramos e pensamos: ela sempre foi assim? Como é a história de nossa cidade? Porque inicialmente a fonte de nossa economia foi à pecuária? Quem é o povo que se fixou aqui? Apesar das áreas urbanizadas temos muitas árvores, porque ainda conservamos essas belezas naturais?

São questões que nos ajudam a refletir e conhecer um pouco de nossa história, de como foi pensada, de suas ruas largas, de como cada população se pronuncia em relação às suas necessidades, das estratégias que propiciam a qualidade de vida.

Cada espaço tem uma história, o que visamos nesse trabalho é  buscar no espaço menor a compreensão para o maior, vivenciando, estudando  a formação e  organização do bairro



 

Estratégias e recursos da aula

1ª aula - 60 minutos

Na Sala de Tecnologias os alunos pesquisarão na internet a História de Campo Grande. Procurarão no Google imagens que retratem a cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário