quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PROJETO CRIANDO E RECICLANDO


ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA

PROJETO CRIANDO E RECICLANDO

 

LUCI ROSANA ALVES PIRES

           Ao longo da história do planeta ocorreram muitas mudanças ambientais, e com a desenfreada globalização a natureza é cada vez mais agredida. Muitos estudos são fundamentais para fazer previsões do que irá acontecer no futuro, caso não ocorra uma conscientização mundial, com a agricultura, solo, clima e a água do universo. Sabendo que os pontos negativos da excessiva urbanização são cada vez maiores, podemos pensar e desenvolver maneiras de diminuir os seus efeitos.

             De acordo com o Guia pedagógico de Resíduos sólidos temos que repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Necessitamos urgentemente operar mudanças no estilo de vida e nos hábitos de consumo, rever o modelo econômico de produção, de transporte e de locomoção. Repensar hábitos, além de recusar produtos, é aconselhável. A redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais devem ser priorizados em relação a sua própria reciclagem..

Logo, uma das maneiras de conservarmos uma biosfera, e consequentemente uma boa qualidade de vida, é através da reciclagem, a qual nos traz resultados expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômicos e sociais, contribuindo para o uso mais racional dos recursos naturais. E ao trazermos isso para dentro da escola, nos beneficiamos também com a economia de minério, energia e água, diminuímos as áreas degradadas pela extração de minério, além da diminuição da poluição; aspectos positivos que podemos desenvolver e ajudar não só aos alunos, mais sim o mundo todo. O projeto teve início quando a coordenadora sugeriu o trabalho sobre superação na escola. O tema destinado a mim, Professora Luci Rosana, e ao Professor Carlos foi sobre o ambiente. Com a completa análise, o que me veio à mente foi a enorme quantidade de entulhos e insetos que ora atrapalhavam o ambiente escolar.

Logo, começamos a traçar etapas e falar sobre a limpeza e a importância da organização do ambiente, tanto na escola como na natureza. No dia destinado, organizamos grupos de alunos que carregariam os entulhos, alunos que separassem as carteiras e cadeiras, alunos que planejassem ,desenhassem e se mobilizassem a montar o parque.

Conseguimos o apoio de um dos pais dos alunos, que nos emprestou uma máquina de soldagem para que colocássemos em prática o projeto. Porém, por este equipamento ser uso de seu trabalho, este se tornou impossível para o término do mesmo.

Um dos resultados atingidos foi a construção de uma gangorra, entretanto, não foi completo pela falta da máquina, necessária para o desenvolvimento do parque. 

Como ultima etapa do projeto, foi organizada a apresentação e explicação para os demais alunos e cidadãos que se interessam por um futuro melhor, onde pequenas ações podem gerar grandes resultados, como exemplo o desenvolvimento do projeto “criando e reciclando”. Em que, de fato, procuramos cada vez mais adeptos à conscientização da importância da natureza na vida dos seres vivos.

 

OBJETIVOS GERAIS

 

 

*      Contribuição com o meio ambiente com a recuperação de carteiras e cadeiras estragadas, construindo assim um “laboratório” geográfico onde os alunos possam criar, interagir, analisar, limpar, interpretar e organizar o espaço onde convivem, além de se divertirem aprendendo juntamente a geografia.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário