domingo, 29 de janeiro de 2012



COPA DO MUNDO
Projeto desenvolvido pela professora Luci Rosana
    de Geografia e desenvolvido pelos professores
    de Artes, História e Ciência.





                                                                                     

APRESENTAÇÃO




                                      A Copa do Mundo é uma competição criada em 1928 pelo francês Jules Rimet após assumir a FIFA ( Federation International Football Association). A primeira edição do Mundial ocorreu em 1930 no Uruguai. Assim ocorrendo de quatro em quatro anos até o presente ano, sendo interrompido pela Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).
                                     De acordo com Martin (2003) pode-se classificar a Copa do Mundo como um Evento Esportivo Competitivo, onde permite criar uma competição e por conseqüência uma premiação. Por localização é classificado como itinerante por ter sua sede em diferentes localidades em uma freqüência de quatro em quatro anos. Em categoria é Público para os telespectadores, por adesão para os participantes que vêem os jogos nos estádios, por convocação para os jogadores. Apresentando assim como um evento aberto onde qualquer pessoa pode participar.
                                      Para a realização deste evento não é necessário apenas que os jogadores estejam em campo nos dias e horários marcados, o acontecimento exige uma estrutura física e organizacional impecável.  Sendo assim  buscamos estudar a Copa do Mundo não como competição, mas como evento, tentando visualizar os benefícios consequentes de ter tal acontecimento em seu país.


                                          

OBJETIVOS GERAIS


·         Visualizar o encontro dos povos de forma fraterna com o espírito grego da esportividade. Nada de guerras, de conflitos étnicos e religiosos, nada de disputas econômicas. É hora de refletirmos sobre o mundo que queremos para nossos filhos e sobre os acontecimentos que marcam a nossa história.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·       Desenhar a bandeira de cada país participante;
·         Conhecer a história, cultura, hábitos e povos de cada um dos países  participantes;




METODOLOGIA



                                               Em 2010 acontecerá a primeira copa do mundo já realizada no continente Africano. É a primeira vez que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
No total 32 países estarão reunidos no segundo maior evento esportivo do planeta. no O  evento ocorrerá no dia 11 de junho e 11 de julho de 2010.
                                               Nosso objetivo com esse trabalho é de forma organizada dividir o trabalho, sugerindo o que cada professor poderia trabalhar, para que todos pudessem ter um pouco mais de conhecimentos dos países que participarão desse grandioso evento.

                                               Inicialmente distribuímos para os professores os continentes com os quais ficaram responsáveis para apresentarem. A professora de artes trabalhará com o continente  Europeu criando um painel dos aspectos gerais, como cultura, curiosidades dos países participantes. Cada professor também irá desenhar o mapa do continente, destacando os países que participarão da Copa.
                                               A professora de História ficará com a América, onde serão criadas as bandeiras dos países da América, assim como o painel dos aspectos gerais, como cultura e curiosidade dos países. A professora também irá desenhar o mapa da América, destacando os países participantes.
                                               A professora de Geografia ficará com a África, Ásia, Oceania, destacando o painel dos aspectos gerais como cultura e curiosidades dos países. A professora também irá desenhar o mapa da América, destacando os países participantes.
                                               O professor de Educação Física ficará responsável por criar em isopor as bandeiras de todos os países participantes. Com a bandeira dos dois lados do isopor, onde ao início dos jogos as mesmas serão fixadas no teto com linha de nylon.
                                               No dia 15 do mês de maio, seriam interessantes que já estivesse exposto os painéis, para que desta forma no início dos jogos, professores e alunos tivessem um pouco mais de conhecimento desses países.




CONSIDERAÇÕES FINAIS



                              Copa do Mundo é um acontecimento tem suas raízes nos primeiros Jogos Olímpicos – datados de 776 a.C - seguindo uma trajetória de fatos que marcaram a história até os dias atuais. Além de seu caráter de competição, a Copa do Mundo tem desempenhado um outro papel louvável: de união de povos, divulgação de culturas e muitos outros fatores resultantes se mostram presentes antes, durante e após os jogos.



                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário