domingo, 29 de janeiro de 2012

NOITE REGIONAL

                                       
Projeto apresentado pelos alunos Do EJA Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, elaborado  pela profª de Geografia: Luci RosanaAlves Pires e desenvolvido pelos demais professores


INTRODUÇÃO
                                                                                                                                    

Este é o desafio que temos: fazer da geografia assim como as demais disciplinas uma ciência interessante que tenha a ver com a vida e não apenas com dados e informações que pareçam distante da realidade e na qual se possa compreender o espaço construído pela sociedade e transformado constantemente pelo homem.
Nosso objetivo com esse projeto será o conhecimento das diversas regiões do Brasil, de forma lúdica, procurando assim estudar, analisar e tentar explicar o espaço produzido pelo homem. Na busca de entender a organização desse espaço, procura-se compreender as causas que deram origem às formas resultantes das relações entre sociedade e natureza e também instrumentar o aluno, fornecer-lhe as condições para que seja construída a sua cidadania a formação do aluno.
  Procuramos trabalhar de forma multidisciplinar, porém buscando a interdisciplinaridade, ou seja, em uma organização voluntária e coordenada das ações disciplinares, estimulando a curiosidade dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem interativa, possibilitando descobertas e novas experiências
Fazenda (1994) diz que numa sala de aula interdisciplinar, todos se percebem e gradativamente se tornam parceiros e, nela, a interdisciplinaridade pode ser apreendida e  ensinada.
A interdisciplinaridade é a melhor solução para superar as disciplinas fragmentárias, aproximando-se assim do conhecimento, da pesquisa da cultura geral.


JUSTIFICATIVA

Solucionar o pouco conhecimento dos alunos com seu próprio país, a saberem que as regiões não são imutáveis. Elas mudam e se transformam ao longo do tempo, porque as atividades econômicas, políticas e culturais que acontecem dentro delas também mudam e se transformam ao longo da história.
Além de ampliar o conhecimento a respeito do país em que vive, incentivar a pesquisa e a leitura.

OBJETIVOS GERAIS

·         Conhecer as diferentes regiões existentes em nosso país, valorizando e respeitando a diversidade cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Entender e conhecer as características físicas, econômicas e culturais de cada região do Brasil de acordo com o IBGE
·         Identificar a causa da extinção do cerrado, dos problemas ambientais da Amazônia;
·         Identificar os estados pertencentes a cada região.
·         Saber relacionar o clima e a vegetação do Brasil e a interferência do homem no meio;
·         Reconhecer a importância do uso sustentável dos recursos naturais.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


            A região geográfica é entendida como uma extensão territorial onde as combinações entre os fenômenos humanos e naturais lhe dariam uma homogeneidade e uma individualidade. Em nosso país, a primeira divisão regional teve caráter de dividir o todo em partes para ser governado de forma mais eficaz
            Segundo Coraggio (1987) a organização do espaço capitalista é, portanto, retalhada em numerosas regiões, cada uma delas pode ser vista como um subespaço de um sistema social, que possui domínio territorial definido por sua posição, sua localização, sua extensão, sua configuração e por apresentar um conteúdo social, natural e particular.
            Um país extenso como o Brasil possui paisagens bem diversificadas: varia do mundo equatorial amazônico, onde os seres humanos convivem com os rios e a floresta, ao mundo subtropical sulino, onde as temperaturas são mais baixas. As diversidades econômicas e culturais também proporcionam formas de organização do espaço diferenciadas.
            A porção norte é dominada pela imensa floresta equatorial cortada por grandes rios. O calor e as chuvas abundantes propiciam aos habitantes características muito próprias à população que ocupa.
            No nordeste do país as temperaturas são elevadas. Essa área caracteriza-se por  uma umidade no litoral e carência de chuvas na área do sertão, onde o domínio é da caatinga, e os rios são temporários, sendo o clima semi-árido.
A porção centro-oeste é, uma área de transição, por estar entre a Amazônia e o Nordeste. Possui florestas e campos, e a vegetação dominante é o cerrado.
            No sudeste como no centro-oeste, encontra-se uma zona de transição, sobretudo na fronteira com o nordeste. O norte de Minas Gerais possui características nordestinas, e o norte de Mato Grosso possui características da Amazônia.
            Quanto ao sul do Brasil, em função de seu clima temperado, apresenta grande diversidade em relação às demais áreas do país.
            O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão criado pelo governo federal em 1937 para fazer estudos sobre as potencialidades do país relacionadas aos recursos naturais, destacando também as características sociais, culturais e econômicas brasileiras. As agências do IBGE, espalhadas por todo o país, pesquisam e levantam dados sobre os estados, municípios, o país como um todo, registrando ainda informações sobre a população brasileira.
            A primeira regionalização do Brasil foi em 1940. Basearam nos aspectos naturais do país, dividiu-o em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este e Sul.
            Com as transformações a organização do espaço foi redimensionada e houve necessidade de novas regionalizações.
            Em 1967 foi proposta, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, uma regionalização do espaço brasileiro baseada em critérios socioeconômicos e históricos, definindo assim, três regiões: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
            Essa regionalização não leva em conta as fronteiras estabelecidas pelos estados, porque muitas vezes, os aspectos naturais, históricos, culturais ou socioeconômicos não coincidem com essas linhas demarcatórias.
            Dentro dessa visão instigamos a busca por entender como e porque foi dividido o espaço brasileiro, porque esses espaços foram alterados, o jogo de interesses e de poder entre os diversos agentes sociais envolvidos.
Por todas essas razões, o desconhecimento natural dos alunos, em não entenderem as regiões em que são divididas os territórios e que essa são mutáveis  faz com que esse projeto fosse elaborado e o mesmo justifica-se.


METODOLOGIA
       
O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz com sede à rua: Itaporanga s/nº no Jardim Zé Pereira em Campo Grande – MS, com os alunos do noturno - EJA. A escola tem uma Diretora Rosa Ida e Vice Diretora Sandra Penrabel, uma supervisora Divonete Costa. O projeto foi elaborado pela professora Luci Rosana e será desenvolvido pelos professores com suas respectivas turmas:
  • Mônica (Ciências) e Celso(Inglês) com a região Sudeste -3A;
  • Lusia (Português e Artes) e Joamir (Matemática) com a região Sul         - 3B;
  • Cristina (Português) e Anísio (História)  – com a região Centro Oeste    - 4A;
  • Luci (Geografia) – com a região Nordeste – 4B
  • Evaldo (E.Física) e Cléia – com a região Norte – 4C
Cada professor ficou com uma sala onde irá especificar:
·         Uma das regiões com suas características culturais, sociais, econômicas;
·         Comidas típicas de cada região;
·         Dança típica de cada região.
As danças serão apresentadas em um palco e o restante em standes, e como sugestões para o material a ser exposto: folders da região, fotos da região, cartazes informativos, comidas típicas das regiões, enfim tudo que pode enriquecer o trabalho exposto.
Inicialmente serão pegos alunos aleatoriamente com características comuns, e formados grupos para que o restante da sala identifique quais as características que o identificam e os diferenciam.  Na aula seguinte os alunos produzirão o mapa do Brasil regional, de acordo com O IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), buscando entender o porquê de o Brasil ter sofrido várias regionalizações, conhecendo as características físicas, naturais, sociais, econômicas. Focaremos a importância do planejamento para a melhoria de vida da população, onde a homem através de seu trabalho e ao longo da história, construtor e produtor dos espaços geográficos, assim como as modificações ocasionadas de forma desenfreada e desmedida pelo ser humano, em total desarmonia ou equilíbrio. A natureza sendo vista apenas como fonte de lucro.


ANEXO





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