domingo, 29 de janeiro de 2012




PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Projeto desenvolvido pela profª Luci Rosana e   apresentado
pelos alunos  dos 9º ano do Ensino Fundamental da
 E. M.  Profº Luís Antonio de Sá Carvalho


 APRESENTAÇÃO

            Através das pesquisas, músicas vislumbramos notícias de massacres, e  estarrecidos  lemos que jovens obedientes, cegamente obedientes à palavra de comando, são eliminados aos milhares pelas metralhadoras. As multidões antecederam a declaração de guerra viram uma população inteira, antes pacata e humana, empurradas em questão de dias na no barbarismo primitivo, extravasando, de súbito, os instintos de ódio e sede por sangue contra os quais toda a trama da sociedade foi tecida. Homens em todos os países celebram esta orgia brutal como a nobre determinação de vingar seus direitos; a razão e a piedade são varridas por uma grande avalanche de ódio; abstrações da maldade – dos alemães; dos franceses; dos russos sobre os alemães – escondem o simples fato de que os inimigos são homens, homens como nós, nem melhores nem piores – homens que amam suas casas. E toda essa loucura e fúria e morte flamejante de nossa civilização e nossas esperanças foi provocada porque os políticos, quase todos estúpidos e todos sem imaginação ou coração, escolheram que ela ocorresse ao invés de sofrerem um mínimo arranhão ao orgulho do país.


                                                    INTRODUÇÃO



           Entre 1870 e 1914 a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.
           Houve assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.
          Mediante esse contexto, tínhamos formado o terrível “barril de pólvora” que explodiria com o início da guerra em 1914. Utilizando da disputa política pela região dos Bálcãs, a Europa detonou um conflito que inaugurava o temível poder de metralhadoras, submarinos, tanques, aviões e gases venenosos. Ao longo de quatro anos, a destruição e morte de milhares impuseram a revisão do antigo paradigma que lançava o mundo europeu como um modelo a ser seguido.



OBJETIVOS

·         Conhecer o que foi Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, os países envolvidos,as causas da Guerra e principalmente as conseqüências da mesma.
·         Promover atitudes autônomas, visando à formação de cidadãos responsáveis na vida comunitária.
·         Desenvolver a capacidade de pesquisa e de informação diversificada.




METODOLOGIA

- Pesquisar a origem, os países envolvidos, conseqüências da Primeira Guerra e da Segunda Guerra Mundial.
-Apresentar  e promover uma discussão em sala com a música (A Canção do Senhor da Guerra- Legião Urbana)
- Apresentar vídeo relacionado com a Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra.
- Desenvolver uma pesquisa de campo: quartel militar para visualizarem de perto os requisios da Guerra.
- Apresentação de um painel de fotos sobre a Guerra, de   música sobre a Guerra e explicação e produção de texto.
- Apresentar dia 16/5 no pátio da Escola Municipal Luís Antonio de Sá Carvalho.


                                                                     ANEXOS
                                              

                 

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