domingo, 29 de janeiro de 2012


 Socializando uma experiência com projetos em sala de aula

Projeto: Revolução Industrial e Revolução Técnico- Científica

 Eu, professora Luci de Geografia, juntamente com a professora  Daniela de Ciência e professora de artes da Escola Municipal Arlene Marques Almeida, desenvolvemos um projeto sobre as conseqüências da Revolução Industrial e a Revolução Técnico Científica, e buscamos realizar um trabalho interdisciplinar sobre o  desperdício de materiais que são utilizados de forma desordenada, provocada pelo capitalismo, ou seja, nosso próprio sistema econômico.
Objetivamos alertar os alunos sobre o uso abusivo e desnecessário de materiais. Buscamos através da pesquisa e da recliclagem alertar para um comportamento que venha minimizar os problemas ambientais que estamos vivendo atualmente.
Foram utilizadas diversas fontes de pesquisa, como internet, jornais.
Procuramos através de sucatas, jornais velhos, sobras de couro retirada em fábricas de reforma de sofá, garrafas de refrigerantes, cadeiras velhas e estragadas, produzir artesanato, além de painéis, livros informativos sobre a poluição, lixos seletivos e posteriormente apresentação dos trabalhos.
Inicialmente foi a pesquisa onde cada professor embasou seu trabalho. Após a pesquisa os alunos produziram um livro e a cada semana, eles entravam nas salas e orientavam os alunos sobre o lixo, a importância de separar o lixo, do que poderia ser feito com o mesmo, e como conservar a escola e o seu próprio meio limpo.
Geografia e arte trabalharam com a própria tecnologia, a arte de poder reclicar evitando assim o desperdiço.
Ciência e Geografia foram feito à confecção de livros referente o que é o lixo, suas conseqüências e como utilizá-lo.
A avaliação foi feita no desenvolver do trabalho. E muito contribuiu para  tomada de atitudes que melhore o seu espaço de vivência e um novo pensar do aluno .

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa tia Luci, são pessoas como você, com essa proatividade que fazem do mundo um lugar dinâmico e em constante mudança!! show de bola e muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Lucy.
    Parabésn pelo seu trabalho!! Incentive os seus alunos comentarem o trabalho desenvolvido no blog.
    Abraços Suely Mascarenhas -DITEC

    ResponderExcluir