sábado, 28 de janeiro de 2012

Projeto Campo Grande

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ALCÍDEO PIMENTEL
Luci Rosana Alves Pires

Projeto: Campo Grande

Autor e Co-autor (es)

Autor: Luci Rosana Alves Pires
Co-autor : Douglas de Souza

Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Geografia


Dados da Aula
 O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Entender o espaço em que se encontra;
·         Saber como se formou a população de seu bairro;
·         Analisar as mudanças que  ocorreram em seu bairro  desde sua formação até os dias atuais;
·         Possibilitar a aplicação prática do conhecimento teórico;
·         Perceber a influência do imigrante em sua cultura local;


Duração das atividades
180 minutos - 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
         Interessante é questionarmos o que é o local onde moramos? Ela nós apresenta bela, imponente, porém paramos e pensamos: ela sempre foi assim? Como é a história de nossa cidade? Porque inicialmente a fonte de nossa economia foi à pecuária? Quem é o povo que se fixou aqui? Apesar das áreas urbanizadas temos muitas árvores, porque ainda conservamos essas belezas naturais?
São questões que nos ajudam a refletir e conhecer um pouco de nossa história, de como foi pensada, de suas ruas largas, de como cada população se pronuncia em relação às suas necessidades, das estratégias que propiciam a qualidade de vida.
Cada espaço tem uma história, o que visamos nesse trabalho é  buscar no espaço menor a compreensão para o maior, vivenciando, estudando  a formação e  organização do bairro

Estratégias e recursos da aula
1ª aula - 60 minutos
Na Sala de Tecnologias os alunos pesquisarão na internet a História de Campo Grande. Procurarão no Google imagens que retratem a cidade.




                      
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande
Os alunos realizarão a leitura e desenvolverão as atividades acessando os links e pesquisando as informações necessárias
2ª aula – 60 minutos
A sala foi dividida e cada grupo ficou com um tema: um grupo criou  filme sobre Campo Grande, outros criaram maquetes, outros painéis.
3ª aula - 60 minutos
Escolhemos apenas um dos trabalhos para ser exposto nessa atividade que é o filme produzido pelo aluno Douglas.

Avaliação
Os alunos serão avaliados no decorrer do trabalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário